Devo começar por declarar que o "mundo subterrâneo" fascina-me. Creio que as grutas e cavernas naturais, enquanto estruturas geológicas, tal como as muitas estruturas construídas pelo homem no subsolo - em diferentes épocas e para os mais diversos fins - despertam a imaginação e a curiosidade de qualquer indivíduo, pese embora dependendo, como se compreenderá, da sensibilidade e/ou do(s) conhecimento(s) que cada um possua.
Tive a (enriquecedora) oportunidade de proceder a algumas incursões naquela que é, seguramente, uma das mais emblemáticas e complexas estruturas construídas no subsolo do Porto - o Manancial de Paranhos (ou, simplesmente, a Arca d'Água) - ao qual se associa uma rede de galerias subterrâneas, outrora utilizada, com eficácia, para levar a água aqui armazenada até às zonas mais baixas (e centrais) da cidade. Tal realidade deve levar-nos a refletir, cada vez mais, sobre a pertinência da preservação da qualidade da(s) água(s) e do seu absoluto não desperdício.
Em alguma bibliografia (relativamente pouca...), tal como na Internet, poderão encontrar-se várias referências à Arca d'Água e aos subterrâneos do Porto. Quanto à realização de visitas ao local, estas estão atualmente "extremamente condicionadas", por motivos de segurança, já que as galerias subterrâneas existentes, ligando - "quase sem interrupções" - a Praça de Nove de Abril à Praça de Gomes Teixeira, carecem, compreensivelmente, de vistorias técnicas regulares e de algumas obras de manutenção.
Creio que a Águas do Porto EM - Empresa de Águas do Município do Porto, porquanto entidade responsável por estas estruturas, poderia fazer "algo mais" neste domínio, reconhecida a competência e o envolvimento profissional dos seus técnicos, bem como, paralelamente, a valorização científico-cultural que daí poderia advir para diversos públicos.
As imagens que apresento expõem - da forma possível - uma ínfima parte do que existe lá por baixo...
A entrada para o Manancial (um local, para muitos, desconhecido) |
A "Arca d´Água", designação pela qual viria a ser conhecido o Manancial de Paranhos |
Perspetiva da galeria de ligação entre as (duas) cisternas existentes no subsolo da Praça Nove de Abril |
Perspetiva de uma das galerias subterrâneas da Arca d'Água |
Olá Rui, parabéns pelo blogue, é um tema sempre interessante e abrangente. Se me permites a sugestão: sobre os subterrâneos de abastecimento de águas do porto, nomeadamente das fontes, existem inúmeros artigos que se podem consultar na revista "O Tripeiro" com muito interesse e até fotografias antigas. Creio que se encontram nas edições dos anos 60 do século passado, claro (ou anteriores, agora não me recordo com precisão).
ResponderEliminarDe facto, são várias e dispersas as referências - ora mais jornalísticas, ora mais académicas... - ao Manancial de Paranhos. Esta publicação concretizou, apenas, uma abordagem possível (intencionalmente, não muito extensa) da história e características desta estrutura interessantíssima do Porto, permitindo-me contextualizar algumas fotos que fiz recentemente. Obrigado pelo interesse.
Eliminar