A Educação Patrimonial deverá - de acordo com os seus objetivos - sensibilizar os cidadãos, designadamente os mais jovens, para a importância do conhecimento, valorização e proteção do Património, nas suas múltiplas vertentes, contribuindo assim para a sua formação integral, na ótica da promoção de uma cidadania ativa e responsável.
Neste contexto, considera-se uma importante mais-valia a promoção do contacto dos jovens com informação vária referente aos mais distintos elementos patrimoniais (de expressão diversa), sejam eles de âmbito local, regional ou nacional. Entre estes elementos contam-se, seguramente, os que se reportam ao património natural, ao património arquitetónico (civil, militar, religioso...), ao património linguístico, aos saberes, artes e ofícios ou, ainda, às tradições e festividades, entre outros.
A concretização da Educação Patrimonial passará, necessariamente, pela utilização de diversos instrumentos e estratégias de dinamização de atividades lúdico-pedagógicas, para as quais o livro que aqui publicito poderá contribuir positivamente.
Assim, deixo-vos com a informação-convite referente ao lançamento do livro À Descoberta dos Lugares, de minha autoria, à venda a partir de 7 de junho em boas livrarias.
Sinopse:
"Miguel
é o protagonista desta estória. Vive em Vila Grande, uma localidade imaginária,
mas que podia ser bem real, idêntica a muitas vilas grandes (ou cidades
pequenas…) existentes no nosso país. Mora com os seus pais e irmã – Afonso,
Margarida e Rita, respetivamente – e está a concluir, com êxito, o primeiro
ciclo do Ensino Básico.
As
férias grandes que se aproximam prometem ser divertidas e enriquecedoras. Com
efeito, Miguel, influenciado pelo pai, começa a gostar cada vez mais de
aprender coisas novas sobre o seu país e, sobretudo, de visitar locais para ele
até então desconhecidos. Por tal motivo, onde quer que vá, envolve-se na
descoberta dos lugares…"
Mediante contacto com o autor ou com a Editorial Novembro, poderão ser agendadas apresentações deste livro.
Ex.mo Senhor Doutor Alcântara Carreira,
ResponderEliminarEscrever um livro é mais do que dar uma aula de Geografia a meninos da escola. É preciso ter imaginação para contar histórias novas dos velhos lugares que se descobrem!
Cumprimentos,
António Pires
Prezado António Pires. Agradeço-lhe, desde já, o comentário que efetuou. Na escrita desde pequeno livro juvenil, tive a preocupação de aliar um enredo ao gosto dos mais novos à divulgação do nosso riquíssimo Património, nas suas múltiplas vertentes. Creio ter alcançado tal propósito. Aguardarei a reação dos leitores (de todas as idades). Abraço. RAC
ResponderEliminar