Arte e Natureza no espaço urbano

Arte e Natureza no espaço urbano

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O Manancial de Paranhos ou, simplesmente, a Arca d'Água

Devo começar por declarar que o "mundo subterrâneo" fascina-me. Creio que as grutas e cavernas naturais, enquanto estruturas geológicas, tal como as muitas estruturas construídas pelo homem no subsolo - em diferentes épocas e para os mais diversos fins - despertam a imaginação e a curiosidade de qualquer indivíduo, pese embora dependendo, como se compreenderá, da sensibilidade e/ou do(s) conhecimento(s) que cada um possua.
Tive a (enriquecedora) oportunidade de  proceder a algumas incursões naquela que é, seguramente, uma das mais emblemáticas e complexas estruturas construídas no subsolo do Porto - o Manancial de Paranhos (ou, simplesmente, a Arca d'Água) - ao qual se associa uma rede de galerias subterrâneas, outrora utilizada, com eficácia, para levar a água aqui armazenada até às zonas mais baixas (e centrais) da cidade. Tal realidade deve levar-nos a refletir, cada vez mais, sobre a pertinência da preservação da qualidade da(s) água(s) e do seu absoluto não desperdício.
Em alguma bibliografia (relativamente pouca...), tal como na Internet, poderão encontrar-se várias referências à Arca d'Água e aos subterrâneos do Porto. Quanto à realização de visitas ao local, estas estão atualmente "extremamente condicionadas", por motivos de segurança, já que as galerias subterrâneas existentes, ligando - "quase sem interrupções" - a Praça de Nove de Abril à Praça de Gomes Teixeira, carecem, compreensivelmente, de vistorias técnicas regulares e de algumas obras de manutenção.
Creio que a Águas do Porto EM - Empresa de Águas do Município do Porto, porquanto entidade responsável por estas estruturas, poderia fazer "algo mais" neste domínio, reconhecida a competência e o envolvimento profissional dos seus técnicos, bem como, paralelamente, a valorização científico-cultural que daí poderia advir para diversos públicos.
 As imagens que apresento expõem - da forma possível - uma ínfima parte do que existe lá por baixo...

A entrada para o Manancial (um local, para muitos, desconhecido)

A "Arca d´Água", designação pela qual viria a ser conhecido o Manancial de Paranhos 

Perspetiva da galeria de ligação entre
as (duas) cisternas existentes
no subsolo da Praça Nove de Abril

Perspetiva de uma das galerias subterrâneas da Arca d'Água

2 comentários:

  1. Olá Rui, parabéns pelo blogue, é um tema sempre interessante e abrangente. Se me permites a sugestão: sobre os subterrâneos de abastecimento de águas do porto, nomeadamente das fontes, existem inúmeros artigos que se podem consultar na revista "O Tripeiro" com muito interesse e até fotografias antigas. Creio que se encontram nas edições dos anos 60 do século passado, claro (ou anteriores, agora não me recordo com precisão).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, são várias e dispersas as referências - ora mais jornalísticas, ora mais académicas... - ao Manancial de Paranhos. Esta publicação concretizou, apenas, uma abordagem possível (intencionalmente, não muito extensa) da história e características desta estrutura interessantíssima do Porto, permitindo-me contextualizar algumas fotos que fiz recentemente. Obrigado pelo interesse.

      Eliminar