Arte e Natureza no espaço urbano

Arte e Natureza no espaço urbano

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A lição de Óbidos e um caso peculiar de requalificação urbana

A vila de Óbidos não pára de nos surpreender positivamente. Reinventa-se a cada dia que passa. Como se não lhe bastasse, simplesmente, poder exibir aos olhos de todos, orgulhosamente, a beleza acolhedora do seu casario, harmoniosamente instalado por entre as ruas, vielas e recantos da cidadela muralhada, de raízes medievais.
Em Óbidos vimos nascer e crescer - em sucessivas edições anuais - eventos temáticos tão díspares quanto o Mercado Medieval, o Festival Internacional de Chocolate, Óbidos Vila Natal, as semanas dedicadas à música e às artes ou, ainda, numa expressiva manifestação de índole religiosa, as riquíssimas celebrações da Semana Santa.
Também assim se valoriza e divulga o Património. Também assim se criam novos apreciadores e consumidores de Cultura.
Mais recentemente, Óbidos passou a proporcionar ao visitante (e ao residente local, obviamente...) o projeto da Vila Literária de Óbidos - rico, diversificado e ambicioso, como os restantes.
E esta é uma lição tranquila - própria de quem sabe o que faz - à qual todos assistimos, agradados.
Haverá sempre um motivo para ir a Óbidos. E, em cada visita, haverá lugar para uma (re)descoberta.

Não posso deixar de referir, em "nota de rodapé", o facto de uma antiga igreja (ou, noutra perspetiva, uma igreja antiga...) - a Igreja de São Tiago - abandonada há décadas, ter-se tornado numa livraria, no âmbito deste projeto inovador. Surgiu, assim, a Livraria Santiago, na qual se detetam, generosamente, diversos elementos arquitetónicos religiosos, indissociáveis de um espaço outrora reservado ao culto católico.
Creio que tal não deverá chocar ninguém. Pior seria que o imóvel ruísse, como tantos outros... E, aliás, o mobiliário aí instalado é amovível, podendo (um dia, quem sabe?) ser retirado sem deixar quaisquer marcas...

imagem retirada de www.vilaliteraria.com
imagem retirada de www.vilaliteraria.com

Sem comentários:

Enviar um comentário