Arte e Natureza no espaço urbano

Arte e Natureza no espaço urbano

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Anúncios comerciais evocam uma Évora de outros tempos...

Deu bastante que falar em Évora, na semana passada, uma "descoberta" casual e surpreendente, verificada sob as arcadas dos edifícios existentes nas ruas que convergem para a emblemática Praça do Giraldo. 
Com efeito, no âmbito da concretização de um cuidado programa de limpeza e de recuperação do Centro Histórico, desenvolvido desde abril pela Câmara Municipal de Évora, alguns funcionários da autarquia deram início à raspagem da cal que revestia as paredes e abóbadas das numerosas arcadas que muito justamente se constituíram como "imagem de marca" da arquitetura local. 
Para espanto de muitos - ...se bem que, talvez nem tanto para os mais antigos habitantes da cidade - esta intervenção de carácter simples viria a expor, de novo, um apreciável conjunto de inscrições antigas, de índole publicitária, identificativas de diversos ofícios e estabelecimentos comerciais outrora aí instalados. 
Tais anúncios, datados, na sua maioria, de meados do século XX, dão-nos a conhecer algo mais relativamente à evolução da atividade comercial na cidade, bem como, por outro lado, à tipologia e padrões estéticos das artes gráficas então aplicadas à publicidade. 
Assim, passo a passo sob estas arcadas, protegendo-nos do sol intenso no verão quente que caracteriza a cidade e a região, podemos "dar um saltinho ao passado" e imaginar, de certa forma, como seriam os quotidianos de outros tempos. Sim, porque a história e o conhecimento dos lugares também se fazem de pequenas coisas. 
A Câmara Municipal de Évora - ciente do seu papel no âmbito da preservação de elementos patrimoniais de natureza distinta - irá proceder à análise destas marcas do passado, verificando, em rigor, quais são as inscrições recuperáveis, entendidas como uma mais-valia para a Praça do Giraldo e para a cidade. E, tendo as arcadas um uso público, a autarquia assume todos os custos da requalificação das estruturas em causa. 
Fica, pois, o bom exemplo. A condizer, aliás, com o estatuto de Património Mundial, atribuído pela UNESCO ao Centro Histórico de Évora, em 1986. 

Perspetiva das arcadas da Rua da República.
Arcadas da Rua da República (pormenor).
Arcadas da Rua da República (pormenor). 
Arcadas da Rua João de Deus (pormenor). 

1 comentário:

  1. Uma acção invulgar e interessante do Município de Évora, sem dúvida. Conheci, em tempos, estas arcadas a área abrangida pela foto principal. Como contribuito, esclareço o autor do blogue que pelo menos uma das lojas em causa (e, quiça, respectiva publicidade/ indicação de nome) poderão ser identificadas facilmente pela Direcção do Museu de Conimbriga. Trata-se de uma 'fancaria e retrosaria'.

    ResponderEliminar