Arte e Natureza no espaço urbano

Arte e Natureza no espaço urbano

terça-feira, 1 de abril de 2014

O antigo Sanatório das Penhas da Saúde, doravante a Pousada da Serra da Estrela

O dia de hoje deverá ficar na memória de todos quantos conhecem e amam a Serra da Estrela.
Após mais de três décadas de sujeição a um deprimente abandono, um edifício (outrora) imponente, verdadeiramente emblemático e detentor de um passado de prestígio, recupera a sua dignidade, expondo-se "ao mundo" de forma merecidamente orgulhosa.
Refiro-me a um edifício magestoso, projetado na década de 20 do século XX pelo Arq.º Cottinelli Telmo, sob encomenda da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. O mesmo, localizado no sítio designado por Porta dos Hermínios (a escassos 5 Km das Penhas da Saúde e a idêntica distância da Covilhã) e implantado a uma altitude de 1200 metros, demoraria 8 anos a ser construído (decorrendo a respetiva empreitada entre 1928 e 1936).
Os bons ares da montanha - bem como a tranquilidade e a invulgar beleza paisagística deste local, devo acrescentar - justificaram a opção pela construção deste edifício, funcionando o mesmo, desde então, como Sanatório, para tratamento da tuberculose, dos funcionários da empresa ferroviária nacional.
Estas instalações seriam posteriormente arrendadas à Sociedade Portuguesa de Sanatórios, passando a receber, também, doentes encaminhados pela Assistência Nacional aos Tuberculosos. Permaneceu ao serviço desta causa durante mais de 40 anos, tendo encerrado as suas portas em 1969. Permaneceriam (residentes) no local dois funcionários, zelando pelas instalações desativadas e acautelando a sua efetiva segurança, face aos riscos, sempre presentes, de intrusão e/ou roubo dos diversos materiais que o edifício albergava.
Após 1974, o edifício acolheu mais de 700 retornados das ex-colónias portuguesas, tendo-se mantido habitável e razoavelmente preservado durante vários anos.
Nos anos 80, atingida a idade de aposentação dos 2 funcionários que aí residiam, o antigo Sanatório ficaria definitivamente abandonado. O tempo - e, sobretudo, muitos visitantes mal intencionados - seriam responsáveis por um intenso processo de degradação deste edifício. A par, obviamente, de algumas entidades com ligações a este longo e lamentável processo de titularidade e gestão do imóvel.
No final da década (de 80), a Turistrela toma posse do edifício, não concretizando, todavia, quaisquer obras de recuperação do mesmo, já então ansiosamente aguardadas pela população local, pelas autarquias da região e por outras entidades, particularmente atentas e interessadas na recuperação do Património e na rentabilização do seu potencial, a vários níveis.
Em 1998, o edifício foi vendido à ENATUR - pelo preço símbolico de 1 escudo - perspetivando-se a sua posterior transformação em Pousada, mediante um projeto concebido pelo Arq.º Souto Moura. No entanto, não seria dado seguimento, de imediato, à ambicionada obra.
Perspetiva do edifício do antigo Sanatório "dos Ferroviários", em estado de abandono.
Foto retirada de http://hollywool.blogspot.pt
Pormenor das varandas do primeiro piso, na fachada frontal do edifício.
Foto retirada de http://ruinarte.blogspot.com
Com efeito, só quando a ENATUR foi absorvida pelo Grupo Pestana, em 2003, é que seriam dados passos "mais seguros" no sentido da concretização da tarefa imensa e dispendiosa de transformação do antigo Sanatório em Pousada. O projeto agora implementado foi, como "previsto", do Arq.º Souto Moura, detentor de reputados prémios nacionais e internacionais.
Ao cabo de mais de três anos de obras (iniciadas em 2011), o imponente edifício de 5 pisos e 160 metros de fachada renasce, a partir do estado de  abandono e ruína a que havia sido votado.
Ganham a região e o País, tal como o Património e o turismo.
E ao Grupo Pestana deve ser reconhecida a ousadia da iniciativa, que só pecou por tardia. Espero - tenho que o afirmar - que esta nova unidade hoteleira concretize um caso sucesso empresarial.
Muito gostarei de (re)visitar o interior do edifício. Sei, no entanto, que, desta vez, terei que pagar para desfrutar da sua graça e requinte. É justo.
Já passaram bastantes anos desde que percorri o imóvel "de uma ponta à outra", deixando-me perder na sua vastidão e encantar pela riqueza de alguns detalhes da sua arquitetura e elementos decorativos.
Pousada da Serra da Estrela (fachada frontal, após recuperação do edifício).
Foto retirada de http://www.pousadas.pt 
Pousada da Serra da Estrela (pormenor do lobby, no piso 0)
Foto retirada de http://www.pousadas.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário