Arte e Natureza no espaço urbano

Arte e Natureza no espaço urbano

sexta-feira, 18 de abril de 2014

18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Instituído em 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e aprovado no ano seguinte pela UNESCO, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pretende contribuir para a consciencialização das populações relativamente à diversidade do património e, muito particularmente, no que concerne à necessidade efetiva de se proceder ao seu estudo, conservação e proteção.
Neste contexto, compete ao ICOMOS (International Council of Monumentes and Sites) - criado em 1965 e sediado em Paris - propor à UNESCO os bens / sítios candidatos à atribuição da classificação de Património Cultural da Humanidade. O ICOMOS constitui, aliás, a única organização não governamental, de âmbito global, vocacionada para a abordagem e intervenção integradas - recorrendo a várias ciências e ramos do conhecimento - no domínio do património arquitetónico e arqueológico.
Não posso deixar de recordar que Portugal (já) possui um interessante (invejável, até) leque de dezasseis sítios classificados como Património Mundial. De norte a sul; no continente e nas ilhas.
Também não os conheço a todos...mas gostaria.
Que tal começarmos já?
Convirá, talvez, irmos munidos de um guia de viagem, dispor de boa companhia e não nos esquecermos da máquina fotográfica.
Depois, restará percorrer as praças e as ruas das mais diversas localidades ou, se preferirmos, os trilhos de algumas das mais surpreendentes áreas rurais e florestais deste país, antigo de séculos e detentor de "tesouros" singulares. À nossa espera.
Cartaz oficial do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014 (IGESPAR)

Sem comentários:

Enviar um comentário