Arte e Natureza no espaço urbano

Arte e Natureza no espaço urbano

quinta-feira, 2 de julho de 2015

IV Feira do Livro de Mafamude (Vila Nova de Gaia)

É bom constatar o dinamismo que se regista em diversos locais, no quadro da realização dos mais variados eventos de natureza cultural que animam as agendas, mais ou menos preenchidas, de diferentes municípios e freguesias. 
É (também) assim que se leva mais longe o conhecimento dos lugares, dos distintos aspetos patrimoniais (de expressão local ou regional) e se pode testemunhar o empenhado (e, de certa forma, orgulhoso) "bairrismo" das gentes deste país. 
A cultura deve propagar-se "todos os dias", mediante a realização, tanto quanto possível, de eventos abertos à comunidade, expondo-se aos olhos de todos em espaços públicos, naturalmente convidativos. 
E o verão será, desta forma, um período adequado à concretização de tal desígnio. 
Deixo-vos com a sugestão de um programa possível, para ocuparem alguns momentos de lazer no corrente mês de julho. 
Sinto-me honrado - devo afirmá-lo - por ter sido convidado a participar de forma ativa naquele que será um dos dois dias (sábados) reservados à literatura infantojuvenil. Será no próximo dia 11, pelas 14.30 h. 


Permito-me sugerir, como "complemento" à visita à Feira do Livro em causa, uma outra visita: à igreja paroquial de Mafamude, um templo católico com traça de meados do século XVIII, possuindo um interessante Cristo Jazente, da autoria do escultor Soares dos Reis, venerado junto ao Altar das Almas, bem como painéis e azulejos artísticos de Teixeira Lopes, datados de 1909. 

1 comentário: